15.12.01

Diario de Viagem
Dia 04 - Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2001.
99cents Stuff e Salão do Reino

Oi, meus queridos leitores!

Hoje foi o dia de ir à loja de 99cents. Pegamos as rodovias e chegamos num mini-shopping. Falando nisso, aqui os shoppings têm estacionamento grátis. E não tem perigo deixar as coisas no carro. Continuando, chegamos no mini-shopping pra ir na loja de 1 dólar, chamada 99cents Stuff. No início fui pegando tudo, tudo parecia muito barato, afinal custava 0,99! Como é triste cair na real, nesse caso, no cair no Real. Percebi que um simples pacote de biscoito era R$ 2,50! E dois chicletes também! E um chaveiro também! Triste R$ealidade! Mesmo assim vi umas coisas legais e acabei comprando. Pra variar, fitas de vídeo de Pokémon a 99cents. Tinha 5, mas comprei uma pra ver se a qualidade era boa! Som perfeito e imagem excelente. Vou voltar lá pra comprar as outras 4! Vimos muitas coisas interessantes e muitas coisas vagabundas e muitas coisas camelóticas. Bem furrecas mesmo. Mas as coisas legais de ponta de estoque, como os vídeos do pokémon, canetas e lápis de Star Wars, eu não resisti e buyei, quero dizer, comprei. Sabe, tô fazendo que nem os escoceses: não falo inglês! Só em último caso!

Depois fui a um supermercado e vi muitas coisas, mas não tão maneras. O que tem acontecido é que eu tô viciando em jogar X-Box e PS2 (os novíssimos videogames da Microsoft e nem tão novo assim da Sony, respectivamente). Toda loja eu passo uma meia hora só jogando. A parte de esportes desse mercado era bem manera e quase comprei bolas de Beisebol e Futebol Americano. Tô contando tanto do que fiz que acabei esquecendo de contar os detalhes interessantes. Se bem que nesses 2 mercados não tinha nada de muito diferente não, eram apenas supermercados.

Quando saímos finalmente, fomos deicidir onde comer. BURGER KING! É a única coisa que eu sei dizer quando se fala em comer. Quando eu tava quase convencendo todos a comer lá, minha prima sugeriu ao meu pai um Fast-food italiano. Ah! Voto perdido! E o Burger King ficava do outro lado da Avenida! Mas achei legal comer uma coisa diferente, já que onde fomos não existe no Brasil. Chama-se Pasta on the Run. A primeria coisa que vi quando cheguei lá foram os computadores!! Com internet grátis pra quem comesse lá!! Demais! O restaurante é bem interessante, todo pintado com as cores da bandeira italiana. E a comida também é gostosa, mas vem muita! Comi um macarrão à bolonhesa, com um outro nome que eu não sei, lógico! O refrigerante nessea lugar era naqueles antigos filtros, sabe? Então só se paga uma vez e pode encher quantas vezes quiser! Tomei um copo de um Chá Gelado de Framboesa (não tem no Brasil, e agora tudo que não tem aí eu compro, eu bebo, eu como!) e depois enchi com Pepsi. Muitos restaurantes aqui adotam Pepsi. Depois de comer hiper-rápido pra usar a internet, a decepção: a senha que o vendedor me deu (Pi-ôu-arrr (Pasta On the Run)) não funcionava. Perguntei a outro vendedor e... nada! Tentei outras senhas mas aí já era hora de ir embora.

Passamos pra buscar meu priminho de 5 na escola. Ficamos parados um tempo no estacionamento e ele veio. As escolas públicas aqui, como alguns já sabem, são excelentes. As crianças tomam café da manhã e almoçam lá! E elas são colocadas nas escolas de acordo com o lugar onde moram, pra não ficar muito longe de casa. Pra variar, ninguém vai a pé.
Chegamos em casa e fizemos alguma coisa até dar a hora da reunião.

Um irmão que mora no condomínio onde estamos (Waterways é o nome) marcou de vir aqui nos pegar pra ir à reunião. Nunca o vimos, mas isso só prova como a organização é mesmo hospitaleira. Ele marcou 7:00, mas chegou 7:20. O que eu reparei é que aqui os brasileiros gostam de carros grande e bonitos. Meu primo tem um Mitsubishi e o irmão Luis Godoy (que veio nos pegar) tem um outro carro grande, que nem Pajero. A esposa dele deixou o carro com a filha que estava trabalhando e veio conosco. Pegamos a Power Line (vi uma loja de colecionadores demais! Tinha muita coisa japonesa! Prometi voltar!).

De repente, entramos numa rua, e vejo uma coisa imensa, linda iluminada, o irmão pára o carro depois de ter subido uma pequena rampa e saímos. Olha, babei só na entrada! Era o Salão do Reino. Uma placa com os horários das 5 congregações (pois é, 5 num salão só!), umas letras lindas na frente com o nome e uma porta pesada foram o que eu vi antes de entrar. "I'm in". Entrei. Pra começar, o carpete. Qual foi a primeira coisa que vi? Não, não era algo de pokémon nem nada diferente. Dessa vez foi o balcão com os formulários e eu corri pra pegar os convites da congregação. Fomos assistir a reunião em português da congregação Pompano Beach, mas o convite era espanhol. Eles têm os 2 tipos para essa congregação, mas o em português estava em falta. De repente, ouço a voz de meu pai e minha mãe: "Oi!" "Quanto tempo!". Quando virei, era algo inacreditável: uma irmã de NOVA FRIBURGO, que meus pais conhecem desde pequena! Ela casou com um americano (já sabíamos) e achávamos que ela estava em Nova Iorque, mas ela está aqui! E quando andamos mais um pouco, lá estavam os pais dela, que mamãe e papai conhecem desde antes de eu nascer (pra Giani, Jander e Didi, que conhecem: eram Alessandra, Cenira e João Sinder!). A gente nem acreditou: saímos do Rio pra encontrar friburguenses que não vemos há muito tempo aqui! Meu Deus! O que acabamos descobrindo é que aqui existem muitos, muitos friburguenses mesmo!

Depois disso, fiquei apreciando o Salão. Primeiro: to-do-em-car-pe-te! Mas um carpete limpíssimo! O Salão é quadrado, mas fizeram a tribuna numa quina e o auditório fica no resto do quadrado. Muito bem aproveitado o espaço. A tribuna é simples e a mesa das irmãs também, mas bem bonita. Reparei que tem uma rampa que passava por trás da tribuna e chegava a ela. Cadeiras confortabílissimas e limpíssimas também. Sentei logo que já ia começar a reunião. Um brasileiro que dirigiu a Escola, acho que paulista. Depois dos discursos 1 e destaques, ele falou pros irmão das salas B e C se dirigirem para as suas respectivas salas. Olhei pra trás na hora, lógico, e vi as 2 salas atrás à esquerda e direita, como anexos fechados do Salão. Subiu então um garoto de uns 8 anos, um japonesinho muito engraçadinho pra fazer o discurso 2. Ah, lembrei de uma coisa! Na primeira fileira ficou o Dirigente e o japonesinho. Uma mesa estava na frente deles, com matéria e caderno de anotações pro irmão e um relógio e uma campainha pro japonesinho. Começou o discurso 3 e percebi que os microfones da mesa das irmãs são sem fio. Que beleza! Quando alguém passa do tempo na escola, o japonesinho dá um leve toque na campainha, só um plim bem sutil e baixinho. Acabou a escola e fui ao banheiro. Depoisd e procurar, achei e quando empurrei a porta grossa o que apareceu na minha frente? Um shopping? Ué o que eu estou fazendo no shopping? Não era um shopping, era o banheiro do shopping. Sim, dentro do Salão. O banheiro era igualzinho ao de um shopping. Até porta pra deficientes tinha. No vaso tinha até um papel pra cobrir antes de usar. A pia idêntica com sabonete líquido e torneira de apertar. Antes de sair, passa um irmão e se apresenta: "Oi. Rafael." Meio que saindo e baixinho eu respondi "Jancy". Lógico que ele nem entendeu, mas eu voltei pra reunião.

Na reunião de serviço, subiram: um irmão dos EUA (Steve), um do Cabo Verde (Benvindo), e um da Venezuela (Daniel Fumero). Que diversidade! Também, nessa congregação de língua portuguesa tinha um de cada lugar do mundo! E notei mais uma coisa: todos os irmão são chamados pelo sobrenome: é irmã Godoy, irmão Santos e etc. Nos anúncios, o Steve falou do amor cristão e contou da experiência do meu pai. Quando meu pai veio aqui em 94, ele arrumou carona com o noivo da ex-namorada do meu primo pra levá-lo no salão. Meu primo pediu esse favor presse carinha, o nome dele é Hernani. Resultado: hoje ele é servo ministerial e a ex-namorada do meu primo casou-se com ele e os 2 servem naquela congregação! Bem, a reunião continuou e acabou. Acabou a reunião e encontramos a sobrinha de uma irmã da minha congregação (Maria Paulo Ham, para os que conhecem). A gente não acredita que esse mundo é minúsculo! Quanta gente do Brasil aqui! Aí veio aquele irmão que eu vi no banheiro e eu falei: "Oi, Rafael". Ele perguntou:"Como vc sabe o meu nome?" "Você falou, lá no banheiro, lembra?" Pois, é. O Rafael tem cara de ter uns 17 ou 18 anos. Tão simpático, mas tão simpatico, que perguntou meu nome e me abraçou como se me conhecesse desde pequeno e não me visse há anos! Imediatamente pediu o telefone de onde eu estou e falou pra combinar algo pra fazer sábado à tarde. El disse preu ligar que ele pegava o carro pra gente sair. Só uma notinha, aqui é permitido dirigir a partir de 16 anos. O Express que vos escreve Exqueceu o telefone da casa do primo. Nem meu pai nem minha mãe tinham. Anotei o telefone dele e prometi ligar. O irmão parece ser bem manero. Senti nele como se ele tivesse prazer mesmo em me conhecer e contade de ser meu amigo. Espero ter arranjado aqui um amigo que deixa tantas saudades como vocês. Detalhe: o garoto mora lá e é do Rio de Janeiro, do Centro!

Foram saindo as pessoas do salão até ficarem poucos. O Hernani me chamou e perguntou se no Salão do Brasil tinha câmera pra ver a entrada do Salão. Preparem-se, porque agora é um show de modernidade, praticidade e exigências legais. Primeiro essa câmera. Fica dentro do Salão e dá pra ver quem entra. Pra se o indicador não perceber. Então ele me mostrou o telefone. Comum aí no Brasil também. Só que continuou: daqui do telefone uma irmã que tá no hospital ouve a reunião. O brasileiro aqui pensou: poxa! Põe o telefone na mesa e a irmã ouve! Que nada! Ele continuou: "Tá vendo esse aparelho aqui? Põe a irmã pra ouvir a reunião. E se ela quiser, eu aperto esse botão, ela comenta e todos ouvem!" (:^O ). Olhei pra cima e vi uma filmadora, como aquelas que ficam filmando o palco no Congresso. Isso é só o começo. Perguntei sobre a rampa da tribuna. Ele falou que é lei ter rampa pra deficientes. E ele me mostrou uma entradinha na assistência para a cadeira de rodas. Perguntei sobre as salas B e C. Ele me mostrou as 2. Primeiro a C, onde fica a biblioteca. Lá tem uma Bíblia de 1899! Depois me levou até a sala B, que tem um computador lá. Ele abriu a persiana e me mostrou que as salas B e C são interligadas ao Salão. É só abrir as persianas e ligar o sistema de som lá dentro que quando o Salão Principal enche pode-se colocar pessoas nessas salas, porque de lá tem-se uma visão perfeita da tribuna. Ou então pode fechar as persianas, ligar a câmera no Salão principal, a televisão nas salas e quem tá ali dentro acompanha a reunião. :^O ). Ele me mostrou um buraco estranho em cima da tomada. O que é? Aspirador central de Ar-condicionado. É só ligar e toda a tubulação fica limpíssima. Perguntei sobre as placas "Exit" acesas em várias partes do Salão. Também é lei lá ter essas saídas de emergência. Tinha várias. O Salão não tem janelas. Pra driblar o vandalismo, já que os palhaços quebravam as janelas dos Salões que tinham.

O Hernani abriu uma das portas "Exit" e me mostrou a parte de fora do Salão. Um mega-estacionamento. Acho que dá pra uns 80 carros! E ele disse que tem dia que ainda fica cheio! Mostrou-me as árvores e contou que é outra lei. Quando se compra um terreno e vai construir algo nele, tem que replantar todas as árvores que forem cortadas. O número final de árovres do terreno tem que ser o mesmo que antes da construção. Senão, multa violenta como se não fizer qualquer uma das outras coisas (deficientes, saídas de emergência, etc.). Vi uma casa grande de uns 2 andares na minha frente. "O que é isso?". A casa do superintendente! Bem grande meeeeesmo. Voltamos pra dentro do Salão. Tem um sistema de alarme ultra-moderno. O irmão Steve colocou a senha. Um doce (quando eu voltar) pra quem descobrir qual é. Reparei que não só a porta de entrada como as de saída de emergência eram muito grossas. Pra quê? O SA-LÃO É À PRO-VA DE FU-RA-CÃO!! Está na lista da cidade junto com outros lugares que têm essa mesma estrutura. Quem quiser pode entrar pra se esconder. :^O ) (queixo caidaço!). Demais esse Salão do Reino! O irmão colocou o código e saímos. Hernani falou que esse foi um dos últimos Salões com esse projeto. O Salão é lindo demais, cheio de detalhes de pintura e decoração que não me lembro pra contar. Ele disse que foi muito caro (pelo que ele falou, mais de $400.000!). Então a Sociedade não usa mais esse projeto pra construção, agora são mais simples.
Entramos no carro e voltamos pra casa, pela Power Line. Não sei porque, mas eu simpatizei com essa via. Amanhã tem mais.

Abrações, abrações e mais abrações,
Jancy :^O ) Express News

(AMERICA UNDER ATTACK... FROM JANCY EXPRESS)
Diario de Viagem
Dia 03 - Shopping e Irmaos

Oi!

Aqui tem algo absurdo: nao se ve pessoas nas calcadas. Todos andam de carro.
As calcadas sao vazias, nem sei pra que servem! Todos tem pelo menos um
carro, e aqui nao tem carro popular. 75% dos carros que vejo sao os carroes
que a gente diz ai no Brasil: Honda, Mitsubshi, carros grandes tipo Pajero,
etc. Os outros 25% sao carros antigos, aqueles grandoes. Mas nada de cacarecos,
todos muito bem cuidados. MAs e estranhissimo nao ver ninguem andando na
calcada!

Hoje depois de acordar e tomar cafe da manha com pao brasileiro, fomos a
um outro shopping, o The Oasis Sawglass alguma coisa.
Pegamos uma rodovia muito bem cuidada e encontramos uns 3 carros de policia
encostados. Pra pegar multa. Aqui nao tem radar, nem pardal, nem medidor
de velocidade. A policia mede com um aparelho portatil. Passamos por alguns
pedagios. So 1 tinha cobrador! Os outros eram assim: uma cesta pra voce
jogar as moedas ate completar o valor do pedagio. Se voce nao pagar direito,
uma campainha apita! E bem legal!

No shopping, os radinhso foram muito uteis. Na primeira loja eu fiquei louco!
Era muita coisa, queria comprar tudo! Walkmans, 10fitas de video RCA por
$6.90 Telefones sem fio GE por $13, 50cds virgens RCA por $15, Aparelhos
de som maneirissimos por menos de $100. Meu Deus, se eu nao me controlo
eu tinha gastado todo meu dinheirinho e o do meu pai tambem la. Aparelhos
de DVD bons por $100 e Video Cassete por $50! So os DVDs que eram caros,
por volta de 24 dolares.

Saimos da loja e fomos andar no shopping. Entrei numa loja de brinquedos
manera. Ah!, se eu tivesse 10 anos a menos! Iria ser tao bom! Muitos bonecos
a prevos riduculamente absurdos. Decks de Pokemon a 3 por $10. So que a
loja era a maior bagunca. Acho que e porque as pesoas mexem e nao poem no
lugar e nao vale a pena ficar arrumando toda hora.

Depois de quase 3h apenas nessas lojas, fomos almocar. Nao deu outra: eu
fui direto no Burger King! Comi um tal de King Whooper. Eu esperava mais
dos sanduiches de la. Esse que eu comi era meio sem graca. Espero que os
proximos sejam melhores. Fui comprar os bonequinhos do Senhor dos Aneis,
mas eles so vinham no Kids Meal, que e como o McLanche Feliz. A colecao
e de 19 bonecos!, entao desisti. Comprei os Calices de Vidro do filme, cada
um por $2. Comprei do Gandalf, Aragorn e Frodo. Pra completar so falta o
da Arwen.

Continuamos caminhando pelo shopping e encontramos um cara de SP (ehca!)
vendendo oculos num quiosque. Meus pais entraram numa loja de roupas e eu
fui direto pra uma outra loja da Disney, so que essa tinha outro nome que
eu nao me lembro. Muitas roupas legais, por $10 e $20. O casaco do Mickey
estava por $20. Mas bugigangas e besteiras nao vi muitas nao.

Esse shopping era bem mais barato que o outro. Por isso encontramos muitas
lojas Outlet: Levis Outlet, GAP Outlet (essa tinha roupas maneras e baratas)
e outras. Mas eu la quero saber de roupa? Fui e procurar as lojas de videogame!
Umas 3! Consegui jogar o XBox e e bem manero! So que o tempo de loading
e grande e o joystick e bem estranho. Vi Cds originais de Playstation usados
por 10 dolares. O do arquivo X custava 15 dolares. O Playstation 2 parece
ter preco tabelado: todo lugar custa $299, como o XBox. O Cube custa $199,
mas nao le DVD. Fiquei tambem babando nos jogos de PC por $10 e $20. Ih,
acho que eu to falando demais em numeros. Vou parar com isso!

Continuei caminhando pelo shopping e entrei numa livraria. Fui logo tentado
pelos milhares de cartoes de presente! Eu nao resisto. Li varios, varios
mesmo! Tinha pra tudo que e tipo: irmao, cunhado, enteado, tudo! Depois
fui procurar sabe o que? Os Livros de Tolkien, claro! Vi varios que eu nem
sabia que existiam, como Tales of Midle Earth, que nao eram os Contos Inacabados
porque tinha tambem la o Unfinished Tales. Vi um livro grandao do filho
do Tolkien, o Christopher, sobre as fontes de criacao da trilogia dos Aneis
e da Terra Media. Pena que eu nao sou milionario :^( Meu primo foi comprar
cafe e eu pedi um tal de Snow Joe. Era leite com baunilha, congelado. Parecia
neve mesmo, so que com sabor. Essa foi a ultima loja e acabou o shopping.
Quando estavamos voltando para a entrada, conversando portugues, um meninho
com uns 3 anos ouviu e gritou Oi! Eram mais brasileiros! Aqui tem muitos
deles.

Voltamos pra casa e so deu tempo de mudar de roupa. Um irmao amigo meu pai,
o Steven, veio buscar a gente pra jantar na casa dele. Ele mora bem longe
daqui. Chegando la, quem encontramos: Rose e Hernani! Rose foi a namorada
do meu primo. Ela veio junto com ele pra ca, depois terminaram, ela foi
morar junto com o Hernani, estudou um pouco a Biblia e parou. Quando meu
pai veio em 94, pediu pro Steven fazer a revisita. Depois de 4 meses ele
conseguiu falar com eles, eles aceitaram o estudo e estao firmes ate hoje:
ele e servo ministerial e acho que ela e pioneira regular. A congregacao
de lingua portugues que em 94 tinha 28 publicadores, ja tem mais de 120
e a assistencia nos domingos chega a 200! So ela, porque ja tem mais 4
congregacoes
em portugues agora. Eles so nao multiplicaram o salao ainda porque 5
congregacoes
se reunem la e nao tem como aumentar para 6! Ficaria impossivel. A irma
Paula, esposa do Steven fez comida americana pra gente: frango crocante,
maionese de batata (igual ao Brasil) e uma salada de cenoura bem gostosa.
E muito estranho comer sem arroz ou feijao. Nao tinha algo para acompanhar:
so carne e salada. Mesmo que eu nao goste de arroz, parece que fica um buraco
na mesa sem ele e o feijao. De sobremesa: uma brownie de chocolate deliciosa
feita pela Paula e uma outra torta igualmente deliciosa comprada pela Rose.
Depois de muitas conversas, experiencias do territorio aqui e etc, conversamos
sobre os precos das coisa ai no Brasil e a Rose, que nao vai ai faz 13 anos
ficou admirada. Percebeu que pra quem esta aqui, fica muito facil ir pro
Brasil. Ela ficou de queixo caido quando soube do valor dos numeros do Mc
(R$ 6,00, aproximadamente $2.50). Depois de muito papo, fomos embora.

Passamos por um Mc na estrada e Rose disse que os Mc aqui sao largados.
Vimos umas casas populares bem bonitas na Power Line, uma avenida onde passam
as linhas de transmissao de energia, dai o nome Power Line.

Chegamos em casa e nao aguentava de sono.

Amanha tem mais, ja que iremos no Salao.

Abracos, Grandes Abracos e Mega Abracos.

Jancy :^D Express
Diario de viagem - Dia 2

Oi, pessoal! Como estao as coisas no Rio?

Primeiramente, desculpem a falta de acentos nas palavras. O teclado daqui
nao tem acentos porque o padrao e americano. Por favor, esforcem-se para
entender as palavras sem acento.

Tenho muita coisa pra contar, isso porque eu esqueci muita coisa.

A cidade e bem estranha. Totalmente plana, sem morros nem predios. So casas
e condominios de casas. Meu primo mora num desses. E muito quente como o
Rio. Desde que cheguei so ando de bermuda. Tem feito 22 a 25 graus. Isso
porque esta quase no inverno. Nunca vi tanta bandeira junta. Nao sei se
foi por causa do 11 de setembro, mas todo lugar aqui tem bandeiras dos EUA.
Nos carros, presa nas lojas, pregada nas arvores das ruas e etc. Ate na
entrada da casa do meu primo tem uma. Numa loja que eu fui tinha uma marca
que so tem cores dos EUA e muitas camisas brega com a bandeira. Na loja
da Disney, vi 3 camisas do Mickey, todas com bandeira. Uma era bem sutil
e eu quase comprei, ate perceber que o Mickey estava todo desenhado com
as cores e estrelas da bandeira.
Nas calcadas nao se ve quase ninguem. Muitos carros, mas muitas rodovias.
No meio da cidade passam rodovias que podem ser comparadas com as avenidas
do Brasil. Nao fisicamente, porque sao rodovias mesmo, mas porque levam
aos bairros e lugares principais. Tudo e muito bem sinalizado e todos obedecem.
No chao ficam as indicacoes em que pista voce deve ficar pra ir pra tal
lugar e etc. Por exemplo, se voce for entrar a direita depois do sinal,
no chao fica a indicacao da pista que voce deve ficar pra entrar a direita.
Todos naquela pista entram a direita. Tem um sinal so pra quem vai em frente
e outro pra quem ta na pista da direita e vai entrar a direita. Ontem tinha
uma fila gigante na pista da direita e nenhum carro na pista da esquerda.
Nao vi ninguem pegar a pista da esquerda pra dar uma de espertinho. Senao
era multa violenta. Ninguem desrepeita! As placas de carros sao muito estranhas.
Acho que variam conforme o estado. A maioria das placas aqui da Florida
tem uma laranja no meio. Vi uma de Nova Iorque que tinha a estatua da liberdade
no meio.

Os filhos do meu primo sao fofissimos. O Mateus tem 5 anos e vive sorrindo.
Nao gosta de falar portugues e as vezes mistura as palavras. Exemplo: Quando
ele foi me falar "E sua vez", ele disse "E sua turn." Eu o corrigi prele
aprender. O irmao dele, Lucas tem apenas 9 meses e quase nao chora.

Hoje fui ao shopping, no bairro Boca Raton. Aqui eles nao falam shopping,
dizem Mall. O que eu fui era bem carinho, tipo o Sao Conrado Fashion Mall.
Nao deu pra comprar nada. So uma caixa de cards Pokemon (Thunder Gift Box)
que custou 6.99. Saiu por 7.41. Isso porque aqui o imposto e cobrado depois.
6% em cima do preco original. Mesmo assim saiu barato. No Brasil custa 80
reais e aqui pela Internet, $20 dolares.
Mas o shopping tinha umas coisas legais. Na hora de almocar, comi numa
lanchonete
de sanduiches de carne mesmo. Tomei Frozen Coca-Cola. Sabe o que e? Lembra
quando a Coca congela e fica naquele estado emio que de sorvete, mas ao
mesmo tempo liquido? Pois e, aqui vende Coca assim tambem. Na lanchonete
so o caixa nao era brasileiro, mas falava portugues tambem.
As coisas sao caras para o nosso padrao brasileiro. Mesmo com promocoes
absurdas de ate 75%. Nas lojas caras vi gravatas por $40, casacos de $220,
camisas polo a $45 e camisas de malha por $15. Entrei na Loja da Disney
e vi umas roupas legais mas caras tambem. O barato eram as pelucias: 10
dolares o medio e 20 os grandes, isso porque estavam em promocao.
Nao deu pra terinar muito ingles. Embora eu tenha conseguido entender quase
tudo que me falaram. Eu encontrei um vendedor que e louco pelo Brasil e
disse que vai ao Rio no carnaval.
Fui numa livraria e babei nos livros do Senhor dos Aneis. As paisagens do
filme estao perfeitas e os personagens estao demais! A casa do Frodo esta
muito boa e o Shire tambem. Os livros de bolso custam entre 5 e 7 dolares.
A loja e como a Saraiva Mega Store. Comprando um livro de bolso dos "Aneis"
voce ganha 50% de desconto no segundo.
Os orelhoes nao tem cartao, coloca-se moedas de 5, 10 ou 25 cents.
Queria ser milionario pra comprar coisas pra todo mundo! Dinheiro traz
felicidade
sim! Pelo menos nessas horas! Eu ia ficar muito feliz de comprar todo o
shopping pra todos! Tudo que eu vejo me lembra alguem. Se eu fosse comprar
ja estaria zerado. Amanha vou em um shopping mais baratinho.

O ceu daqui e bem azul, clarinho. Porem e muito estranho. As nuvens parecem
estar congeladas no ar, nao mexem.

Meu primo assina a Globo International e eu estou por dentro das noticas
dai. So que as coisas passam em horarios estranhos: Jornal nacional as 17:15
(ao vivo dai) e Malhacao 9 da manha e 2:30 da tarde. Hoje assisti o RJ 9:30
da manha! Mas eu to vidrado mesmo e no Cartoon Network, que passa desenhos
ineditos. Com o closed caption eu entendo tudo!

Ontem desabei na cama as 19:30 e so acordei as 5:30. Depois durmi de novo
7:15 ate quase 9:00.

Gente, eu tinha muita coisa pra escrever, mas eu esqueci. Tenho que levar
um caderno e uma caneta pra todo lugar pra escrever tudo o que eu penso
em escrever e pra nao esquecer. Esqueci tanta coisa que vou terminar o email
aqui.

coisa boa e a Internet. Reduz um pouco minhas saudades de voces. Espero
que voces escrevam, perguntem e respondam.

GRANDE ABRACAO PARA TODOS,

Jancy %^D Express
Diario de Viagem - Dia 1

Oi!

A casa do meu primo fica bem longe do Aeroporto, uns 45 minutos.
Ficamos uma hora sendo revistados e perguntados sobre tudo! Nao aguentava
mais tanta chatice. Medo demais dos americanos sofrerem outros atentados.
Uma fila pra entrevista com um cara que nem sabia o que era Sim. Ainda bem
que eu entendo um pouco de ingles, senao meus pais estavam ferrados. Depois
outra fila pra pegar malas.
Fomos assistir uma pelada de brasileiros e depois comi churrasco que meu
primo fez, tomei Diet Pepsi sem cafeina e fui jogar futebol e basquete com
meu primo. Vi jogo de futebol na Globo e depois durmi. Nem pareceu um dia
nos Estados Unidos...

Por isso nao tenho muita coisa pra contar.
No Dia 2 escreverei mais.

Abracao pra todos,

Jancy :^p Express

Diario de Viagem - Dia 0 - Rio, 00:45
Sabado e Domingo - 8 e 9 de Dezembro de 2001.
Escrito no aviao.

Primeiramente, desculpem a falta de acentos nas palavras. O teclado daqui
nao tem acentos porque o padrao e americano. Por favor, esforcem-se para
entender as palavras sem acento.
Rico e Carlos, desculpem se so escreverei bobagem. Voce ja viajou de aviao
varias vezes, mas essa e a minha primeira vez e fiquei muito empolgado.
Acho que voce nao vai gostar muito desse diario. Se acontecer isso, escreva
dizendo que eu escrevo menos coisas pra voce.
Perdoem todos os erros de digitacao.

Parte 1 - Decolagem

Ola, gente! Esse e o relato da viagem.

Cheguei no aeroporto. Depois de uma longa espera, entrei no aviao. Pensei
que a gente descia na pista, mas o aviao fica conectado a uma coisa do
aeroporto.
Fiquei na janela e nao pisquei um olho sequer ate a decolagem, afinal era
minha primeria viagem de aviao. Posso dizer uma coisa: eu esperava mais.
Nem senti muito friozinho na barriga. Toda minha ansiedade e idas ao banheiro
porque eu estava ansioso foram em vao.

O estranho foi o o aviao ficar super-rapido no chao e parecia que ia bater
na pista de pouso e decolagem. A minha janela era perto da asa. Abriu um
negocio na asa e apos a alta velocidade, voamos. Vi a Ilha do governador
entrando na Terra. Eu que estava subindo! Pena que de noite nao consegui
distinguir nada, so via muitas luzes acesas. Depois de um tempo comecei
a ver nuvens passando em baixo. Nesse momento, estanos a 9000m de altitude,
900km/h e la fora ta -54ºC. Depois eu escrevo mais porque a comissaria esta
vindo com a comida. Tchau!

Parte 2 - Apos a janta.

Comidinha estranha! Os nomes:
Entrada - Galantina de frango acompanhada de salada de cenoura com iogurte
e milho com pimentao. Traducao: Frango grudado que nem atum com cenoura
ralada, milho e pimentao vermelho sem gosto
Prato Quente - Tornedor ao molho de tomilho e alho acompanhado de batata
gratinada com legumes e vagem saucee. Traducao: Bife com batata assado e
queijo e vagem.
ou Prato Quente - Canelone de frango ao molho Bechamel e molho de tomate
com vegetais mistos salteados. Traducao: Canelone de frango com molho branco
e de tomate e algumas coisas estranhas espalhadas.
Sobremesa - Torta de maca com calda de chocolate Traducao: e isso mesmo.
Decepcao: A comida nao era muito boa. O copo de Coca e ridiculamente pequeno.
Com o gelo que a mulher colocava sobrava so uns 50ml de bebida. Pedi varios
copos e ate minha mae pediu mais um pra ajudar os comissarios (que nao
aguentavam
mais eu acender a luzinhas para os chamar.

Ja nao vejo mais nada da janela. So preto e algumas luzinhas raramente la
embaixo. E a luz na ponta da asa! Tem um filme passando (A Cartada Final)
so que e dublado ou em ingles e eu vou ouvir radio no fone ate dormir. Tchau!

Parte 3 - Ate o pouso

Ja veio o cafe da manha. Micro-pao, 2 fatias de queijo minas e 2 de mortadela
com alface. Uma rodela de laranja, e uma mini-fatia de melao e de mamao.
Veio um prato quente com batatas cortadas como fritas, mas cozidas e uma
gororoba estranha de legumes. Suquinho de laranja e chocolate quente (em
po, misturado na agua, eca!)
Passamos pela Amazonia e eu nao vi nadinha, nadinha. Nada de montanhas,
mares, rios ou florestas. Tudo e preto. So vejo as luzinhas de vez em quando.
Uma pena! Agora estamos a mais ou menos 12000 m de altitude e 850km/h. Daqui
a pouco vou voltar os relogios em 3h. Nem acredito que vou ganhar 3 horinhas
a mais na vidinha express!

7:55 - Hora do Brasil e 4:55 aqui.

Iniciamos descida. Daqui a pouco iremos pousar. Ja consigo ver muitas luzes
da cidade e mais perto. O aviao treme e sinto um friozinho na barriga. Nao
sei se e porque e Natal que tem tantas luzes acesas antes de 5:00 da manha!
O aviao treme e sinto um friozinho na barriga. Sinto a impressao que o motor
parou! Ainda bem que nao e verdade! Mas parece que estamos apenas planando.
Temperatura la fora: 23ºC. Como e bonito ver tudo de cima! Muitas luzes
amarelas e azuis brilhando. O aviao alinha com a pista e inicia o pouso.
Minhas letras na revista Icaro da Varig ficam tremidas. O pouso e algo violento!
o aviao urra pra parar. Parece que as rodas vao quicar no chao. O aviao
briga contra o freio e ganha. Sao 5:08. Aqui acaba meu diario da viagem
no aviao.

Abraco para todos.

Jancy :^p Express