17.12.03

Pra quem gosta daquele herói ridículo...

... o site da Sony tá disponibilizando templates irados do seu segundo filme (principalmente os do Octopus!). Periga até eu colocar um aqui, porque tá bem legal! Kadu, você já escolheu o seu? Entre em Spider-Man 2 Templates
O Pós-Modernismo já começou?

Será que em toda a faculdade só eu não sei se o Modernismo acabou ou não? Eu não sou tão retardado a ponto de não saber que já tinha começado, mas já acabou? Os professores vivem falando em pós-modernismo, mas eu nunca lembro de nada sobre modernismo.

Pelo que eu estudei no segundo grau, o Modernismo no Brasil deve ter começado em 1922, na Semana de Arte Moderna que teve em São Paulo e que me parece será o tema da próxima minissérie da Globo. Foi naqueles 7 dias que vários artistas brasileiros da literatura, pintura e outras formas artísticas, se reuniram pra discutir sobre o Modernismo.

Durante a semana foram questionados valores artísticos e estéticos de então, e proposta uma nova linguagem desprovida de regras ou normas rígidas. Os jornais da época, como já é de praxe, não lhe dedicaram mais que algumas poucas colunas, e a opinião pública ficou distante. Seus participantes não tinham sequer um projeto artístico comum; unia-os apenas o sentimento de liberdade de criação e o desejo de romper com a cultura tradicional.

Contudo, a Semana aos poucos foi ganhando uma enorme importância histórica. Primeiramente porque representou a confluência das várias tendências de renovação que vinham ocorrendo na arte e na cultura brasileira antes de 22, cujo objetivo era combater a arte tradicional.

Além disso, a Semana conseguiu chamar a atenção dos meios artísticos de todo o país e, ao mesmo tempo, aproximar artistas de diferentes campos – escritores, poetas, pintores, escultores, arquitetos, músicos e bailarinos -, permitindo a troca de idéias e técnicas, ampliando, desta forma, os diversos ramos das artes brasileiras.

Resumindo, foi uma convenção para intelectuais definirem os rumos de uma nova era artística no Brasil. Era a negação ao passado, às pinturas de perfeita simetria e aos temas universais; era a irregularidade como novo padrão; era a descoberta da nação em detrimento da cultura européia embalada e reproduzida; era a possibilidade do novo.

Mas a partir dessa época também teve muito lixo sendo lançado e louvado hoje. Alguns livros insuportáveis, principalmente. Vamos apenas destacar pérolas como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti na pintura e depois, acho que ainda no Modernismo, escritores como Carlos Drummond de Andrade, Érico Veríssimo, Fernando Sabino e Sérgio Porto, também conhecido como Stanislaw Ponte Preta, alguns dos meus preferidos.

Bom, até aí, tudo ótimo. Mas alguém pode me dizer, por favor, quando acabou o Modernismo e começou o Pós-Modernismo? E quem faz parte deste pós-movimento? Tudo que é teoria na faculdade me parece tão surreal...

Depois desse post, é bom dar uma olhada em:
Pintura>>> O Abaporu, de Tarsila do Amaral; Duas negras na varanda, de Di Cavalcanti e; O Mestiço (Cândido Portinari).

Devore os livros também:
Literatura>>> O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino; Para Gostar de Ler, com contos e crônicas de Érico Veríssimo e Stanislaw Ponte Preta e; qualquer poesia de Drummond.

12.12.03

Gondor: um belo lugar para morar



Vai dizer que não seria o máximo abrir a janela e olhar aqueles paredões rochosos de topos brancos logo atrás? Só falta mesmo uma cachoeira ali perto... Mas eu sei que deve ter uma perto. Alguém conhece algum corretor da Terra Média para eu poder comprar uma casinha? Só que eu quero atrás da quinta ou sexta muralha, porque o visual é melhor...

11.12.03

Linkin Park continua mandando

Os queridinhos da mídia do pop/rock agora são o Evanescence. Fazem um rock gostoso de ouvir e, como novidade, uma mulher é a cantora. Embora muitos digam que o estilo deles lembra o do Linkin Park, de New Metal - o que é o maior caô, porque nem o LP gosta desse rótulo - o Evanescence toca éRock Gótico mesmo. O que é confirmado pela voz de igreja da cantora cheinha. Até o Junípero, louco por LP, caiu na onda da propaganda e não parava de ouvir Bring me to life.

Tremenda furada. É claro que o Evanéscence, nessa pronúncia paraíba mesmo, tem feito sucesso e vendido bastante CDs, tanto que seu novo single Going Under já está no Top 5 de downloads de sons da Oi. Mas ainda não chegam aos pés do LP. A banda de Chester e Shinoda acaba de lançar seu quarto CD, este ao vivo, que mesmo sem novidades vai arrebentar as vendas do Natal (eu vou comprar!). E hoje, a superioridade do LP foi confirmada no Video Clash da MTV.

Eu até temia o confronto Evanescence - Going Under versus Linkin Park - Points of Authority porque o clipe do LP não está na moda agora, é um pouco velho. Só que a rechonchuda cantora do Evan não segurou a barra e tomou um nocaute! O LP não tomou conhecimento da bela voz e dos lindos olhos azuis dela e arrebentou com um 71% de votos, contra apenas 29% da bandinha nova.

Ou seja, ós telespectadores perceberam que LP é bem melhor que Evan, o qual ainda precisa abrir muito show pra crescer. Na quinta-feira que vem tem as semi e as finais dos melhores do ano. LP pega o Red Hot, e é claro que vai ganhar! Depois é baba: Blink ou Charlie Brown. Já posso até gritar: É CAMPEÃO!

3.12.03

A Tosqueira: Eu tive um sonho

Sem nada o que postar, volto à idéia da Tosqueira, que não é mais da semana, porque cada vez mais eu posto menos neste blog. Mas não desisto dele.

A tosqueira desta vez é um sonho que eu tive na madrugada do dia 3 de dezembro (terça para quarta). Eu sei que sonhos são sempre toscos (que diga o Zebula e o sonho em que ele caiu no mingau da mãe e foi engolido...), mas esse foi terrível.



Apanhado pelo sonho


Fui eu dormir em posição de defunto, como de praxe, olhando para o teto e com as mãos sobre o peito. Deixei o timer na TV para 30 minutos e coloquei no canal 307, ESPN Brasil, no qual passava o SportsCenter e o melhor jornalista da TV, Antero Greco. Não deu 5 minutos e eu já havia dormido.

Por ter deixado as janelas abertas, senti frio à noite. Foi quando tudo começou. Estiquei meu braço para fechar a janela, mas ele não levantava da cama. Tentei mexer a cabeça e não conseguia levantá-la do travesseiro. Fiz um esforço tremendo para erguer meu corpo e nada! Pensei: "Meu Deus, estou paralisado! Mas por quê?". Então percebi que eu estava meio fora da realidade.

Não conseguia visualizar nada no quarto além do meu corpo, da cama e das janelas. Nada. Não consegui nem ver o relógio para saber que horas eram! Parêntese: o maior indício de que você está sonhando é que você nunca consegue ver um relógio direito. Se você encontrar um durante o sonho, procure outro para confirmar a hora. Se estiver diferente, é porque você está sonhando. Fecha parêntese. Depois de não conseguir ver a hora é que eu percebi que estava sonhando.

E pra acordar? Você já conseguiu acordar de um sonho a hora que queria? É muito difícil! O Gendy Tartakovsky até já dedicou um episódio inteiro de Laboratório do Dexter para isso e o Dexter não conseguiu sair do sonho sozinho de jeito nenhum! Nem com sua invenção, acho que era Dream-o-matic o nome. Pois então, eu tava paralisado, sabia que era um sonho, mas não conseguia me desprender.

Foi só depois de um tempo que eu consegui acordar e finalmente me libertei daquele sonho terrível! Estiquei meu braço e fechei a janela, cortando o caminho daquele vento frio que penetrava em meu quarto. Acordei à toa. Pouco tempo depois eu despertaria de novo para abrir a janela. O calor estava insuportável.