Rio Ônibus de São Paulo
Perdoem-me Carol, Lau e Antero, mas descer pela porta de trás são três pés no saco! Essa novidade paulista (sem preconceito e ressentimentos) chegou agora no Rio e embaralhou a cabeça de muita gente! Não dava pra entender porque, sem motivo aparente, empresas de ônibus cariocas decidiram adotar o modelo paulista de entrar e sair dos coletivos (que palavrinha sem graça!).
Até que, numa declaração ao Extra, foi revelada a razão pelo presidente da Rio Ônibus, meio sem querer:
- A roleta na frente torna inviável o acesso dos ambulantes aos ônibus. A mudança não foi pensada com esse fim (Claro que não!), mas devemos acabar com o problema. Ambulante é um desconforto para o passageiro - disse Lélis Marcos Teixeira, que também representa os empresários do setor (e não deve andar de ônibus).
O tal do Lélis bem que tentou esconder o motivo, mas acabou mordendo a língua. Por que acabar com os ambulantes nos ônibus? Eles perturbam? Não tem como negar. Principalmente um tal de Carlos Junior, um engraçadinho que fica vendendo aqui no Recreio e que já perdeu a graça de sempre falar que aceita American Express.
O que não dá pra aceitar é que troquem as roletas dos ônibus de lugar pra reduzir a ação dos coitados vendedores. A troca não funcionou e agora os vendedores entram pela traseira. O pior é que os problemas aumentaram.
Agora que a porta fica atrás é mais difícil pedir informações ao motorista sobre saltar num lugar que você não conhece. E pra completar, como nossos ônibus são muito barulhentos, não é raro o motorista não escutar a campainha. Sem contar os pivetes que podem entrar atrás na espreita e fazer a festa. Infelizmente, parece que toda a frota já se adaptou à novidade, e todos irão ter que se adaptar ao estilo paulista de subir e descer dos ônibus.
É pra imitar o jeito de São Paulo nos ônibus? Por que não estender a cópia de idéias em outros lugares? Por exemplo, criar uma malha metroviária maior do que a que temos hoje. E fazer o metrô chegar à rodoviária, porque é um absurdo não ter uma estação no Novo Rio. Ainda debaixo do solo, que tal fazermos os trens subterrâneos funcionarem entre 5 e 1 da manhã, como na cidade-cinza? Pra fechar, precisamos copiar também os terminais de integração, onde paga-se apenas uma passagem e pode-se pegar outro ônibus.
Esta última principalmente, porque é um absurdo eu ter que pagar duas passagens pra visitar minhas amigas lá em Vila Isabel.
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