6.9.07

A fofoca move o mundo

TODO o mundo fofoca. Sem exceção.
Revistas de fofoca (ou de celebridades, como diz um amigo meu) vendem aos montes, tanto que no nosso Brasil existem pelo menos 4 revistas e uma ilha dedicados ao tema.
Mas o que eu acho divertido é perceber como os diferentes tipos de pessoa se interessam pelos assuntos dos outros.

Tem a fofoca da vizinhança, nas casinhas e vilas e condomínios em que os vizinhos se associam muito. Tem também a fofoca do jornaleco, aquele de 50 centavos, que fala sobre as pessoas mais populares da tevê e música e com quem ficaram na última noite. AS fofocas de salão de cabeleireiro, que incluem as tais "revistas de celebridades" e as clientes do dia anterior. Essas são as básicas.

Porém, o que é legal é ver fofoca onde não parece que existe. Quer ver?

O que é uma coluna social senão uma coluna de fofocas? Quem estava na festa tal etc. Qual o vestido que fulana usou no prêmio tal. Tudo que é socialite se amarra em ler e se ver nas linhas da Hilde ou do Joaquim dos Santos.

O que são homens falando de futebol senão fofoqueiros? É a betsa do técnico, o pereba do jogador, o ladrão do juiz etc. O que diferencia aqui é que homens raramente fofocam sobre vida pessoal de jogadores. Mesmo que o cara esteja com a mais bela apresentadora, se ele não consegue emagrecer, pouco se comenta sobre a vida de um cara que perdeu o gol mais incrível do século na última rodada.

Os "cults" fofocam por meio de livros. Biografias de grandes ensaístas, livros sobre a relação entre filósofos ou a briga de teóricos. É bem engraçado. As pessoas se acham as cults, mas nada são que fofoqueiras lendo sobre a briga definitiva entre dois teóricos. É engraçado, porque gastam mais tempo com fofocas do que as básicas. Enquanto os fofoqueiros básicos lêem notinhas, os fofoqueiros cult dedicam um livro inteiro ao assunto. Eu tenho me divertido com isso ultimamente.

Também têm os politizados e economistas. Os primeiros fofocam sobre as últimas falcatruas do deputado fulano ou do último milhão roubado pelo senador beltrano. E os monetários gostam mesmo é de especular vendas e fusões, e o porquê da oscilação nas ações.

A fofoca é a maior diversão da segunda-feira no trabalho. Último capítulo da novela, última rodada do futebol, última festa da cidade. A última fofoca nunca é mesmo a última que move o mundo.

3 comentários:

ianlag disse...

ioi Jancy o/

Vc nem pra fazer propaganda do teu blog lá no meu xD

Eu toh meio sem tempo, pq toh entrando antes de ir pra escola. Quando eu voltar eu leio os textos e comento decentemente. ^^

Anônimo disse...

Fala, Jancy!!!
Muito boa a idéia de moderar os comentários... Da outra vez tinha um mané largando trocentos comentários iguais...
Muito legal o texto... Não deixa de ser verdade, todo mundo gosta de fofocar. E quem nunca foi motivo de fofoca também? huaahuaha Fazer o quê, né?
Vê se escreve mais vezes...
Abraço!
Luísa

Pedro disse...

You're the nightmares of nightmares. E você nunca se esqueceu de mim.