28.12.02

And the Oscar goes to... SMÉAGOL!

Você sabe quem é Sméagol? Não sabe? Bem, ontem eu fui ver O Senhor dos Anéis - As Duas Torres. Agora pelo menos você já tem idéia em que filme ele atua. Não podia nunca deixar de ver na estréia. Por motivos de viagem, não pude ir à primeira sessão. Fui na de 21:20 no UCI e fiquei 1h40min na fila esperando. Valeu a pena. O filme é muito bom. Mas aqui eu só vou comentar os podres do filme. Se vc ainda não viu o filme, não leia nada abaixo.

A explicação sobre porque o Gandalf virou o Branco me pareceu faltar algo mais. E a hora que ele liberta o Rei Théoden do Língua de Cobra achei mal interpretada. Em nenhum momento do livro o Saruman incorporou no Rei de Rohan. Eu pelo menos não interpretei assim. O Rei estava definhando por acreditar cegamente no Língua de Cobra.

Os ents estão muito estranhos. Eu nunca pensaria neles com aquelas pernas e joelhos. Imaginava-os com raízes que faziam-nos andar e não pernas de verdade. E vários galhos como braços, não apenas 2. Os ents do jogo Warcraft 3 estão melhores. No livro eles eram difíceis de serem distinguidos das outras árvores, mas no filme era muito fácil.

O Abismo de Helm não tem abismo nenhum!

O ator que faz Éomer, líder dos Rohirrim, é péssimo. O pior do filme. A virada quando Frodo e Sam encontram o irmão de Boromir ficou muito estranha. Achei nada a ver eles irem para Osgiliath. E o Frodo tava mais parecendo um drogado e não um cara com um fardo pesado demais para carregar.

E, por fim, o final do livro As Duas Torres não apareceu. Agora o terceiro filme vai ser corrido demais! As melhores partes do livro, da conclusão dos humanos indo pra Isengard e vendo a destruição causada pelos ents e do olho que controlava Saruman e a parte da Laracna ficaram de fora. Foi o maior vacilo. Além do Gollum, meu maior motivo de ir ao cinema foi pra ver a Laracna, já que não haviam divulgado imagem nenhuma dela. Agora entendi porque.

Bom, mas o título desse post explica a razão de ser do filme. Sméagol é o Gollum. Ele deveria ganhar um Oscar de ator coadjuvante, tão perfeita a sua atuação. E não venha dizer que com computação gráfica é fácil interpretar! Não mesmo! É muito mais difícil colocar uma expressão tão dúbia no Gollum. Ora ele dá mesmo pena com aqueles olhos arregalados de pedinte e ora com os olhos semi-cerrados e a expressão de vingança. Pra provar que atores gráficos nem sempre representam bem, é só dar uma olhadinha em Final Fantasy. Você viu? Se não viu, acredite que os atores de 3D são péssimos. Quase sem expressão, medo, entonação de voz. Uma bosta. Troféu Framboesa pra eles. Mas o Gollum é ótimo. Melhor que todos os brinquedos do Toy Story 2 juntos!

A recomendação é de que você assista. Aliás, tá fazendo o que aí lendo meu blog? Vai lá pro cinema.

Cotação: QUASE TOTALMENTE SEM NOÇÃO, AÍ! (ou 9,5).


Nenhum comentário: