17.12.03

O Pós-Modernismo já começou?

Será que em toda a faculdade só eu não sei se o Modernismo acabou ou não? Eu não sou tão retardado a ponto de não saber que já tinha começado, mas já acabou? Os professores vivem falando em pós-modernismo, mas eu nunca lembro de nada sobre modernismo.

Pelo que eu estudei no segundo grau, o Modernismo no Brasil deve ter começado em 1922, na Semana de Arte Moderna que teve em São Paulo e que me parece será o tema da próxima minissérie da Globo. Foi naqueles 7 dias que vários artistas brasileiros da literatura, pintura e outras formas artísticas, se reuniram pra discutir sobre o Modernismo.

Durante a semana foram questionados valores artísticos e estéticos de então, e proposta uma nova linguagem desprovida de regras ou normas rígidas. Os jornais da época, como já é de praxe, não lhe dedicaram mais que algumas poucas colunas, e a opinião pública ficou distante. Seus participantes não tinham sequer um projeto artístico comum; unia-os apenas o sentimento de liberdade de criação e o desejo de romper com a cultura tradicional.

Contudo, a Semana aos poucos foi ganhando uma enorme importância histórica. Primeiramente porque representou a confluência das várias tendências de renovação que vinham ocorrendo na arte e na cultura brasileira antes de 22, cujo objetivo era combater a arte tradicional.

Além disso, a Semana conseguiu chamar a atenção dos meios artísticos de todo o país e, ao mesmo tempo, aproximar artistas de diferentes campos – escritores, poetas, pintores, escultores, arquitetos, músicos e bailarinos -, permitindo a troca de idéias e técnicas, ampliando, desta forma, os diversos ramos das artes brasileiras.

Resumindo, foi uma convenção para intelectuais definirem os rumos de uma nova era artística no Brasil. Era a negação ao passado, às pinturas de perfeita simetria e aos temas universais; era a irregularidade como novo padrão; era a descoberta da nação em detrimento da cultura européia embalada e reproduzida; era a possibilidade do novo.

Mas a partir dessa época também teve muito lixo sendo lançado e louvado hoje. Alguns livros insuportáveis, principalmente. Vamos apenas destacar pérolas como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti na pintura e depois, acho que ainda no Modernismo, escritores como Carlos Drummond de Andrade, Érico Veríssimo, Fernando Sabino e Sérgio Porto, também conhecido como Stanislaw Ponte Preta, alguns dos meus preferidos.

Bom, até aí, tudo ótimo. Mas alguém pode me dizer, por favor, quando acabou o Modernismo e começou o Pós-Modernismo? E quem faz parte deste pós-movimento? Tudo que é teoria na faculdade me parece tão surreal...

Depois desse post, é bom dar uma olhada em:
Pintura>>> O Abaporu, de Tarsila do Amaral; Duas negras na varanda, de Di Cavalcanti e; O Mestiço (Cândido Portinari).

Devore os livros também:
Literatura>>> O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino; Para Gostar de Ler, com contos e crônicas de Érico Veríssimo e Stanislaw Ponte Preta e; qualquer poesia de Drummond.

Nenhum comentário: