23.5.02

"Se você está feliz, bata palmas (clac, clac, clac),
Se você está feliz, bata o pé (tum, tum, tum)..."

Hoje eu tô bem feliz gente. Alguém já conseguiu recuperar um amigo que parecia perdido? Pois é, hoje eu consegui. Engraçado que eu sempre achei que cumpria fielmente esse provérbio chinês daí de baixo. Mas depois que esse meu amigo parecia ter me abandonado, encarei que eu tinha feito tudo para me tornar amigo dele e portanto, eu estava certo ignorando-o até que ele falasse comigo.
Interesante que dessa forma eu não estava sendo um bom amigo. Tudo bem que ele me ignorou pelos motivos dele, mas vocês não sabem o rolo que deu a falta de comunicação.
Ele não ouviu o que eu tinha pra dizer. Eu não consegui falar com ele pois achava que ele não estava dando o devido reconhecimento à nossa amizade. Por isso não fui ao casamento dele. Ele achou então que eu não queria mais ser amigo dele por causa disso. Mas eu achava o mesmo. Os dois achavam que estavam certos. Mas os dois estavam errados.
Ele não foi um verdadeiro amigo, nem eu. Ignorei-o e ele fez o mesmo até certo ponto. Pra mim não existiria ponto. Ele veio falar comigo. Depois de desencontros, consegui finalmente desabafar tudo o que eu queria dizer antes do fatídico casamento. Foram 45 dias sem um olhar pra cara do outro. Quando nos encontrávamos, apenas um "Oi". Moramos na mesma rua, mas evitávamos os encontros. Declarei pra mim mesmo que a amizade morreria em mais alguns dias apenas.
Agradeço a ele a iniciativa de vir falar comigo. Isso me tirou um peso da cabeça e me fez ver que amigos não morrem. Problemas e diferenças colocam-nos em caminhos diferentes. O que temos de fazer é encontrar uma estrada que seja comum aos dois para chegar ao mesmo ponto (ai, que filosofada brega!).
Bem, é por isso que estou feliz. Meu amigo me provou que por mais que a amizade esteja doente, ela é imortal, se for verdadeira. Claro que talvez ela não se mantenha a mesma, ainda mais depois de um casamento, mas ela não morre.
Aprendi que quando algum amigo se afasta de você, ele acha que tem os mesmos motivos justos que você para o afastamento. Mas não pense assim. Tome a iniciativa e recupere a amizade. Você vai se sentir muito bem, como eu agora.
Tão bem que vai começar a inventar coisas bobas pra escrever no seu blog.

Nenhum comentário: