1.10.03

A droga da Teoria

Bem, já que a discussão em outros blogs tá rolando em torno da teoria, decidi participar do debate. Enquanto nós odiamos Teoria (o pessoal do Abre Aspas, pelo menos) o pessoal da USP, cheio de laboratórios, produz jornais, revistas e quadrinhos - pelo menos em Produção Editorial (PE) - e reclama que tem pouca teoria.

Mas olha, teoria não serve pra nada. Ou, fale a verdade, dá pra entender a relação que os professores da ECO mantém com Muniz Sodré? Pô, o cara é um pé no saco! Na semana da comunicação, Fátima Bernardes e outros profissionais foram no campus defender com unhas e dentes as aulas de teoria, dizendo que tínhamos de assistir, que elas contribuem para a formação do aluno, que para aprender a prática é melhor trabalhar mesmo e outras baboseiras.

Eu discordo totalmente. Ter algumas aulas de Teoria, tudo bem, mas poxa, 3 períodos e ainda mais quatro obrigatorias? Ninguém suporta mais. Eu não aprendi nada nos 3 primeiros períodos a não ser os episódios recentes dos Simpsons, as fofocas de jornalistas e publicitários dos anos 70, como foi a vida de uma professora na Alemanha e finalmente como transcrever numa prova trechos de um livro que eu não li.

A palavra é: dispensável. Como vou entrar no mercado de PE se nunca vi um fotolito e nem sei como um livro é impresso na gráfica? Que preparação em PE é essa que a gente só aprende a fazer livros e mais livros? Cadê os CDs, os sites, as revistas, coisas que estavam incluídas naquele marcador de PE? Eu acho que nunca vai rolar nada disso lá.

Eu tô falando em PE, mas sei que o mesmo deve acontecer nas outras habilitações. O pessoal de jornal, por exemplo, tá doido atrás de estágio. Em relação a publicidade e rádio/tv, eu não sei nada, mas acho que muitos concordam em dispensar teoria do nosso quadro de disciplinas. Até porque todas essas matérias teóricas só servem pra entupir o quadro de professores da ECO e dar emprego pra gente que em vez de seguir a emenda, fica cobrando dos alunos textos que o professor gostou.

Resumindo: teoria só serve pra atolar a gente de textos que a gente não lê e baixar nosso CR. Citando meu amigo Valmir:
"Teoria é uma porcaria.
Você finge que lê os textos
e o professor finge que acredita que você leu".


Nenhum comentário: