2.11.02

Você acha certo jogador não comemorar gol contra sua ex-equipe?


Essa foi a enquete criada pelo Diário Esportivo Virtual Lancenet! Ainda não terminou, mas leiam o resultado parcial:

Você acha certo jogador não comemorar gol contra sua ex-equipe?
Não, isso é falso moralismo 33,36% dos votos.

Eu concordo com isso. Ou vai me dizer que o Romário amava o Flamengo quando foi pro Vasco? Ou que agora ainda é vascaíno enquanto joga no Flu? Ou que o Galeano é palmeirense roxo? Que o Ricaridnho ainda alimenta uma paixão pelo Corinthians?

Isso é conversa pra boi dormir. O negócio deles hoje, lamentavelmente é amar o clube de onde o dinheiro pra pagá-los vem. Antigamente não se via grandes transferências nacionais. Pelé nunca abandonou o Santos pra jogar no Vasco, embora ele fosse vascaíno de coração, nem deixou de comemorar seus gols contra o Vasco. Garrincha nunca se mudou pro Fluminense, mas foi Botafogo até morrer. Até mesmo Zico, que é Flamenguista doente até hoje: só saiu do Fla pra ir pro Japão.

Hoje, o cara joga 6 meses no Flamengo, aí vai Pro São Paulo, joga o estadual lá, e no Brasileiro é emprestado pro Grêmio, mas joga a Copa do Nordeste pelo Vitória e acaba voltando pro Flamengo numa situação desesperadora, como salvador da pátria.

É falso moralismo mesmo. Ainda acho que jogador que não comemora gol contra seu antigo clube deveria ser no mínimo multado e ter seu salário cortado por um mês. E jogador que perdesse gol feito contra seu antigo clube (como o Galeano, que era do Palmeiras, tá no Botafogo, e nessa semana chutou pra fora um pênalti contra o Palmeiras) deveria ter seu contrato rescindido e seu currículo imediatamente enviado para o seu ex-clube.

Eu gosto muito de futebol, mas lamento não ter nascido em 1948, pra ver futebol de verdade. Mal pude ver o Dinamite jogar, mas ainda lembro da Copa de 86. Antes do Brasileirão eu havia prometido a mim mesmo esquecer de futebol depois de ver Wellingon Jacaré e Leo Macaé jogando no meu Vascão. Mas não consigo. Embora agora não esteja comentando nada de bom, eu tenho que me intrometer. E prometo nos próximos dias ler a Lei de Moralização do Futebol e o Código de Defesa do Torcedor e comentá-los aqui.

Abraço a todos.

Nenhum comentário: