20.6.02

Gente, tô devendo notícias da Copa. Na madrugada de sexta eu atualizo, okay?
Aí vai uma notícia interessante que recebi do Kadu (jaimedaeco-ponto-blogspot-com, tá lá embaixo).
Sexo e violência prejudicam publicidade

Programas de TV que obtêm grandes audiências veiculando sexo e violência podem estar na verdade prejudicando seus patrocinadores. É o que sugere um estudo publicado na edição de junho do jornal de psicologia aplicada da American Psychological Association.

Na pesquisa, 300 adultos com idades entre 18 e 54 anos assistiram a programas com e sem esse tipo de cenas, e depois tiveram que responder a um questionário surpresa, detalhando quais comerciais haviam sido exibidos nos intervalos. A mesma pergunta foi repetida 24 horas depois. Os resultados mostraram que foi menor a memorização dos anúncios transmitidos após as cenas mais fortes.

Para os especialistas, as causas dessa diferença podem ser duas. Uma hipótese é que as cenas fortes prenderiam tanto a atenção do espectador que ele simplesmente relaxaria nos intervalos, e veria os comerciais com menos interesse. A outra sugere que assistir a esse tipo de programação desperta pensamentos ligados à sexo e violência, ao invés de favorecer o impulso de consumo.

De qualquer forma, os pesquisadores ressaltam que pesquisas como esta podem ser a única maneira de melhorar o conteúdo veiculado pelas redes, já que, mesmo indiretamente, as empresas patrocinadoras têm grande peso na formulação da programação da TV.

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